Como desenvolver ações estratégicas para segurança cibernética

Sendo uma das maiores preocupações dentro das empresas, a segurança cibernética é prioridade dos gestores na hora de desenvolver ações de proteção de dados. Isso porque na mesma medida em que a tecnologia avança positivamente, pessoas mal intencionadas criam cada vez mais modos de invadir sistemas e fazer ataques hackers dentro das organizações.

Para evitar qualquer ataque, as equipes de TI trabalham em cima de soluções estratégicas para desenhar um processo capaz de prevenir, detectar e resolver qualquer possível risco de ameaça que possa comprometer o funcionamento de sistemas, equipamentos ou soluções.

Saiba mais sobre como colocar em prática ações para aumentar o nível de segurança cibernética nas empresas.

6 estratégias de segurança cibernética para sua empresa

Com o objetivo de orientar a equipe de TI da sua empresa, montamos uma lista com as 6 principais estratégias que devem ser colocadas em prática, desde a aquisição de novas máquinas, passando por segurança nos processos do dia a dia, até a solução de problemas em caso de ataques.

Confira: 

  1. Proteja os equipamentos

Os gestores de TI precisam ter em mente que, ao comprarem novos equipamentos, já devem prepará-los para serem protegidos de qualquer risco. 

A utilização de softwares de proteção e detecção de ameaças deve ser feita em toda e qualquer máquina usada pelas equipes na realização das tarefas com o objetivo de reduzir o risco de invasão e ataques hackers.

  1. Realize backups com frequência

Os backups são cópias de segurança dos arquivos e devem ser feitos com frequência a fim de evitar a perda de qualquer informação importante em caso de ataque. 

Para que os arquivos fiquem armazenados de maneira ainda mais segura, o ideal é a utilização de sistemas em nuvem, com acesso remoto de qualquer lugar.

  1. Tenha sistemas redundantes

Empresas que contam com redundância nas suas soluções têm menos chance de passar por problemas, especialmente em situações de falhas técnicas, e contam com alta disponibilidade. 

Isso porque nesses casos, em situações em que um dos sistemas ou máquinas param de funcionar, existem outras realizando as mesmas operações para que o fluxo de trabalho não seja impactado.

  1. Controle os acessos aos ambientes físicos e digitais

Para empresas que contam com um data center in loco, é fundamental contar com um sistema de segurança e controle de acesso para impedir a entrada de pessoas não autorizadas na sala de TI. 

Além disso, os acessos nos ambientes digitais também devem ser controlados e monitorados, com análise das credenciais que realizam cada operação.

  1. Tenha a segurança como pilar da cultura da empresa

Uma das medidas essenciais de segurança cibernética que os gestores podem aplicar nas suas empresas é o conhecimento. 

É indispensável que as equipes passem frequentemente por treinamentos de segurança, com ensinamentos sobre boas práticas de acesso, gestão de dados, uso das credenciais, entre outros aspectos de proteção que devem ser levados em consideração.

  1. Saiba como agir em caso de problemas

Caso um ataque aconteça, é importante colocar em prática as estratégias de segurança definidas pela governança de TI. 

O disaster recovery é um dos conceitos que pode ser aplicado nesse momento, pois consiste em um conjunto de procedimentos para recuperação rápida dos dados afetados e da correção imediata de qualquer erro que possa ter comprometido o funcionamento dos sistemas.

Saiba mais sobre o disaster recovery: 

https://stockdistribuidora.com/disaster-recovery-conceito-e-principais-estrategias/ 

Independente do momento ser de prevenção, detecção ou solução de problemas, manter a calma e executar uma boa gestão de crise faz parte do trabalho dos gestores que cuidam da segurança de TI. Por isso, é indispensável que os mesmos trabalhem com sistemas eficazes e um suporte adequado para proteção de dados e sistemas. 

Para isso, conte com o suporte da equipe especializada da Stock, uma empresa com mais de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação e distribuição. Clique aqui e fale com o nosso time.