Disaster recovery: conceito e principais estratégias

Quando pensamos em uma estrutura de TI que oferece segurança para as empresas, o conceito de disaster recovery aparece com destaque. A solução que permite recuperar dados perdidos ou danificados cada vez mais ganha destaque como um importante pilar dentro das estratégias de proteção de dados.

Esse conceito, entretanto, é amplo e pode ser implementado de diferentes formas dentro das empresas, dependendo da necessidade e da realidade de cada uma.

Saiba mais sobre disaster recovery e conheça as principais estratégias para implementação dessa solução dentro da estrutura de TI das empresas.

O que é disaster recovery?

Disaster recovery, ou recuperação de desastres, é uma estratégia de TI desenvolvida para recuperar dados que eventualmente possam ser danificados ou perdidos em situações imprevistas.

Seja antes, durante ou depois do ocorrido que possa causar danos às informações, as ações são capazes de reverter problemas e evitar que as empresas e seus clientes percam dados importantes e, consequentemente, tenham prejuízos.

Essas ações, sejam elas preventivas ou corretivas, são úteis em casos como falhas técnicas, problemas em equipamentos, danos causados por desastres naturais, roubo de informações por ataques hackers, entre outros. 

Por que é importante ter uma estratégia de disaster recovery?

A partir do momento que uma empresa possui determinado dado, é de responsabilidade da mesma garantir a segurança e a privacidade deste dado. Assim, ter uma estratégia que garanta a proteção das informações, evita a todo custo perder ou danificar qualquer dado importante.

Contar com uma solução de disaster recovery é uma boa prática de empresas que levam a sério a confiabilidade e a segurança dos dados, sejam eles seus, dos clientes, dos colaboradores ou de parceiros de negócios.

As principais estratégias de disaster recovery

Como vimos, ter uma solução de disaster recovery dentro dos procedimentos de TI de uma empresa é indispensável por diversos motivos. No entanto, não existe apenas uma forma de implementar esse conceito nos processos. 

Sendo um pilar importante da segurança dos dados, o disaster recovery pode ser executado de diferentes maneiras, podendo variar de acordo com a necessidade da empresa. 

Conheça, agora, as principais estratégias de disaster recovery:

Backup

Sendo uma das estratégias mais comuns na hora de estruturar uma solução de disaster recovery, a criação de um sistema de backup e restauração faz o salvamento de cópias de todos os dados importantes em um armazenamento diferente do original. Essa alternativa requer uma infraestrutura em local físico diferente do data center originalmente utilizado pela empresa.

Redundância

Muito utilizado em sistemas que não podem parar em hipótese alguma, a redundância é uma estratégia que replica de maneira sincronizada todas as funcionalidades dos sistemas. Dessa maneira, se alguma aplicação falhar, uma segunda opção entrará em ação para que o sistema não pare por completo.

Cloud disaster recovery

Outra estratégia bastante comum é a hospedagem de todos os dados e aplicações na nuvem, garantindo menores chances de sinistros por problemas de manutenção e facilitando a recuperação de dados sensíveis em caso de falhas.

Quer saber mais sobre estratégias de disaster recovery? Na Stock Distribuidora, contamos com uma equipe especializada e pronta para auxiliar sua empresa na hora de estruturar uma estratégia de recuperação de dados. Clique aqui e saiba mais.