VPN IPsec X OpenVPN: entenda as diferenças

Conheça as principais diferenças entre os protocolos de rede privada virtual e descubra a melhor opção para o seu negócio.

Para ter acesso seguro e privado a informações confidenciais, empresas utilizam meios de infraestrutura de rede compartilhada. Essa situação é comum em corporações que contam com colaboradores em trabalho remoto, compartilham dados com fornecedores ou utilizam redes de acesso de clientes e parceiros, por exemplo.

Para que esse acesso seja possível, é utilizada uma VPN, do inglês “virtual private network”, que significa rede privada virtual, para possibilitar a conexão entre computadores de maneira criptografada.

Essa conexão é feita com segurança e permite o fácil acesso a pasta de dados, redes e arquivos. O funcionamento é feito por uma rede pública, mas com conexões privadas e criptografadas.

Entre as possibilidades de uso da VPN, alguns tipos de protocolos são utilizados, como o IPsec e o OpenVPN. Conheça mais sobre esses modelos de conexão e entenda a diferença entre os dois.

>> O que é VPN IPsec?

A VPN quando utilizada no modelo IPsec possibilita segurança avançada aos dados e usuários do sistema, pois oferece protocolos para configurar redes criptografadas de conexões entre dispositivos.

O nome IPsec significa “protocolo de internet seguro”, conceito que reflete a principal característica da modalidade: segurança.

Para utilizar o protocolo IPsec, os usuários devem seguir alguns passos fundamentais que incluem:

» Troca de chaves: 

Os usuários recebem uma sequência de códigos aleatórios que deverão ser utilizados nas etapas seguintes.

» Pacotes com cabeçalhos e trailers: 

Os dados são divididos em partes na rede e, depois, recebem cabeçalhos (informações recebidas antes dos dados) e trailers (informações recebidas depois dos dados).

» Autenticação: 

Cada pacote recebe um selo de autenticação para garantir que os dados serão recebidos de fontes confiáveis.

» Criptografia: 

Os conteúdos dos pacotes são criptografados por meio da chave gerada na troca de chaves.

» Transmissão: 

Os dados são enviados ao receptor.

» Descriptografia: 

Após recebidos, os dados são acessados utilizando a chave gerada na troca de chaves.

>> O que é OpenVPN?

O protocolo OpenVPN é bastante popular entre os usuários de redes privadas virtuais. Esse modelo é baseado na utilização da conexão ponto a ponto (P2P), onde o usuário utiliza os recursos próprios da internet para estabelecer a comunicação entre o cliente da VPN e o servidor da VPN.

Para oferecer bons níveis de segurança aos usuários, o OpenVPN funciona com chaves secretas compartilhadas, autenticação de usuários por meio de senha e autenticação de usuários por meio de certificados.

>> Conheça a solução VPN IPsec Tundra

Entendendo a diferença entre os dois modelos de protocolos e priorizando mais segurança aos dados dos usuários, a Stock oferece dentro da solução Tundra a VPN IPsec, que traz a segurança criptografada que sua empresa precisa com a facilidade do atendimento personalizado.

A solução Tundra foi desenvolvida para oferecer aos usuários serviços de computação em nuvem com a implantação de máquinas virtuais. O acesso às máquinas virtuais é feito de maneira remota, com sistemas que estão alocados em data center.

O acesso à infraestrutura que está na nuvem é feito mediante troca de chaves IKE. Os dados operados pela VPN IPsec são criptografados por sistemas mais avançados, diferentes do método de criptografia 128 utilizado na OpenVPN. 

A complexidade dos sistemas de IPsec permite a criação de soluções mais robustas e configurações mais avançadas. Dessa forma, por contar com essa complexidade, a solução de IPsec da Stock é dominada por profissionais altamente qualificados e 100% disponíveis para auxiliar no suporte técnico da configuração à implementação.

A utilização do serviço de VPN IPsec do Tundra não oferece custo adicional ao cliente, gerando mais segurança, facilidade e conectividade aliadas ao custo-benefício.

Quer saber mais sobre o VPN IPSec e contar com um suporte personalizado para sua solução? Clique aqui e entre em contato agora com a equipe de especialistas da Stock.