Como se tornar um CTO de sucesso

Se no final de 2022, a Pesquisa do Mercado Brasileiro de TI, realizada em julho, constatou um aumento de 22% no mercado de tecnologia, para o terceiro trimestre daquele ano, a expectativa de que o segmento siga crescendo é grande. Não por acaso, uma das áreas de trabalho que mais precisa de força de trabalho é o setor da Tecnologia da Informação. 

Ora, se esta área está crescendo cada vez mais, significa que a roda precisa girar e, quem começou como técnico de TI, depois de muito trabalho e estudo, pode ter o conhecimento empírico para ser o chefe da área, também conhecido como Chief Technology Officer ou, simplesmente, CTO. 

É sobre este cargo que vamos falar no artigo abaixo. Assim, se você tem interesse em colocar em prática as estratégias e metas da empresa, desenvolver soluções tecnológicas e científicas, prever e evitar problemas técnicos na prestação de serviços e em novos desenvolvimentos, acompanhe o texto com a gente, porque ele foi feito para você! 

Afinal, o que faz um CTO e como posso me tornar um(a)?

O Chief Technology Officer é uma das posições de liderança de negócios de diversos segmentos. Claro, startups e empresas de tecnologia precisam de um CTO, mas engana-se quem pensa que apenas elas precisam. 

Qualquer empresa que precise de otimização e inovação para se manter à frente no mercado, necessita de um profissional que tem uma combinação única de habilidades, unindo conhecimento técnico e de gestão. É isso aí, o CTO é responsável por orientar a estratégia tecnológica da empresa e garantir que ela esteja alinhada com os objetivos de negócios.

Dessa forma, o alinhamento com o alto escalão das empresas é praticamente diário. No entanto, este profissional precisa sempre se manter técnico, ou seja, atualizado sobre as demandas e novidades da área, para que saiba qual caminho seguir, quando a equipe precisar do comando de um líder.   

Sem um monitoramento constante das novidades e atualizações diárias sobre as funções da área de TI, dificilmente, um chefe de gestão em informática vai se dar bem no cargo. Isso porque, este é um cargo que precisa ter sede de conhecimento e ser criativo para pensar em soluções novas e resolver conflitos com uma certa frequência. 

Assim, antes de você se jogar para uma possível vaga de CTO, olhe para o seu momento e entenda como realmente está sua vida profissional e pessoal. Perceba se é a hora de fazer essa transição e, se for, aproveite, porque é uma das áreas que mais está demandando no mercado de trabalho. 

Separamos, abaixo, algumas dicas e informações que podem te ajudar a começar no caminho do CTO. Veja. 

Dicas para se tornar um CTO de sucesso

  1. Mantenha suas habilidades técnicas

Já falamos aqui, é fundamental ter conhecimento técnico atualizado e profundo. Trabalhando na área, você sabe que surgem novidades o tempo todo. Então, sabe que é preciso ter uma compreensão abrangente de diversas tecnologias, arquiteturas de sistemas, entre eles o de segurança cibernética e as tendências tecnológicas emergentes. 

Sendo assim, tenha uma educação continuada; trabalhe em projetos práticos e colabore com equipes técnicas. Desenvolvedores e engenheiros te ajudarão a entender suas necessidades e desafios.

  1. Lembre-se da liderança

É aquela máxima atual: líder não é chefe! Atualmente, quem está à frente de uma equipe, precisa saber inspirar, motivar e gerenciar aqueles profissionais. Você é quem vai dar o exemplo para quem faz parte do seu time. 

Dessa forma, é preciso estar atento(a) para ter uma comunicação eficaz tanto com a equipe técnica quanto com os líderes de negócios; prepare-se para tomar decisões difíceis e assumir a responsabilidade por elas; foque no desenvolvimento de colaboradores, ajudando-os a crescer e alcançar seu potencial máximo.

  1. Esteja alinhado(a) com a estratégia de negócios

Um CTO de sucesso gerencia a tecnologia caminhando ao lado da estratégia de negócios da empresa. 

Para fazer isso, é preciso que você trabalhe em estreita colaboração com outros líderes como o Chief Executive Officer (CEO), o Chief Operating Officer (COO), entre outros executivos.

Além disso, lembre-se do que foi falado anteriormente: as tendências de mercado devem estar no seu radar, sempre, pois podem afetar a estratégia traçada pela empresa e pelo time. 

  1. Saiba resolver problemas

Ser criativo e pensar fora da caixa é uma das características deste profissional. Com a evolução constante da tecnologia, problemas inesperados podem – e vão! – surgir a qualquer momento. Se você já trabalha na área, sabe muito bem disso. 

Assim, ter um pensamento crítico, capaz de analisar problemas complexos e encontrar soluções criativas, é essencial. Além de saber gerir crises de forma ágil e tomar decisões sob pressão (está aí um dos exemplos da importância de estar atualizado). 

Outra dica relevante é aprender com a experiência; analisar o que deu certo e o que deu errado em uma situação de crise, faz com que as próximas sejam mais assertivas. 

  1. Ética e responsabilidade de mãos dadas

Ter um cargo alto – e atualmente tão visado – requer um compromisso com a ética e com a responsabilidade de uma ferramenta que tem grande impacto na sociedade: a tecnologia. Importantes dados e informações estão ao alcance do CTO e de sua equipe. 

Assim, a segurança da informação deve ser uma das premissas para que o profissional avance na carreira de forma responsável. 

Saber liderar, ter conhecimento técnico profundo e conhecer as estratégias da empresa, além de ter uma comunicação eficaz com a equipe de TI, a alta cúpula da empresa e com os clientes estão entre as características de um CTO. Para tanto, é preciso muito estudo e atualização em uma área que muda o tempo todo. 

Caso estes desafios te instiguem e você se identifique com esta área, então aproveite o momento aquecido do mercado para elevar o nível da sua carreira.