Como aproveitar a carteira de clientes de softwares e faturar mais

As empresas que querem se posicionar de maneira respeitada no mercado devem seguir uma série de estratégias e pilares de negócios. Essa premissa não é diferente para vendedores de software, que além de saber vender, precisam saber fazer uma gestão eficiente da sua carteira de clientes. 

Essa gestão otimiza tempo, recursos, auxilia na identificação de boas oportunidades e cria um relacionamento sólido com os clientes, passando confiança e credibilidade na negociação dos serviços oferecidos.

Entretanto, muito além de trazer organização e produtividade na rotina dos vendedores de softwares, a carteira de clientes bem estruturada pode trazer novos negócios, possibilitando o aumento do faturamento da empresa.

Quer saber como? Confira no artigo abaixo!

 Como montar a carteira de clientes?

Ter uma carteira de clientes é muito importante para garantir o sucesso dos negócios em software, mas você sabe como montar e como gerenciar essa carteira? Existem algumas boas práticas, estratégias e serviços que podem ser utilizados em diferentes áreas para auxiliar os vendedores nesse processo.

O primeiro ponto é conhecer a empresa na qual trabalha. Entender o modelo de negócio, os objetivos, as metas a serem cumpridas e o público alvo é fundamental para identificar o cliente ideal que deve estar na carteira principal.

O network também deve ser um ponto de atenção para os vendedores. Em muitas áreas as indicações ainda são potenciais formas de captar novos clientes, por isso manter um bom relacionamento com os consumidores e as pessoas influentes no mercado é uma boa estratégia.

Outra dica é ser ativo no marketing digital, investindo em redes sociais e suas possibilidades de captar leads para aumentar a carteira de clientes. 

5 dicas para fazer a gestão da carteira de clientes

Agora que você já sabe alguns dos pilares que devem ser levados em consideração na hora de montar uma carteira de clientes, confira algumas dicas importantes para fazer a gestão assertiva e, consequentemente, aumentar o faturamento da sua empresa com vendas de softwares:

  1. Organização da Carteira

Como vimos, manter a organização é fundamental para ter sucesso. O ideal é começar organizando a carteira de clientes por categorias como tipo de cliente, localização, ticket médio, entre outros. Isso ajuda a personalizar abordagens e melhorar relacionamentos.

  1. Acompanhe os clientes ativos 

Classifique os clientes ativos usando a análise do perfil para criar estratégias específicas. Com isso, devem ser agendadas visitas, o vendedor precisa conhecer as necessidades do cliente e se tornar alguém de confiança. 

  1. Entenda o porquê dos clientes inativos 

É necessário entender porque alguns clientes se afastam ou cancelam contratos. Com esse conhecimento, o vendedor pode criar estratégias para engajar novamente os consumidores e aprimorar a qualidade do atendimento prestado.

  1. Solucione os problemas dos seus clientes

Monitore clientes que deixam de interagir ou comprar de sua empresa. Resolva reclamações eficientemente e mantenha o pós-venda como parte fundamental do relacionamento.

  1. Estabeleça metas e acompanhe o desempenho das vendas

Defina metas para orientar sua equipe de vendas e crie indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar o progresso. É importante motivar o time de vendas, engajando em ações e incentivando o conhecimento sempre.

Todas essas dicas, além de melhorar a produtividade na rotina de vendas de software com a organização eficaz da carteira de clientes, trazem inúmeras oportunidades de aumentar o número de vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento da empresa.