Avaliação de Riscos e Planejamento de Continuidade de Negócios com Soluções de Backup e Recuperação

É bem provável que você já saiba da importância de ter um planejamento – com passo a passo – para casos de acidentes naturais, ciberataques e outras intercorrências que podem afetar a continuidade da empresa. No entanto, é sempre importante reforçar que o plano de continuidade do negócio (BCP) precisa caminhar junto com o plano de recuperação de desastres (DRP). 

Do inglês, Business Continuity Plan (BCP) e Disaster Recovery Plan (DRP), significa ter uma gestão eficaz de riscos e o planejamento de continuidade de negócios. Afinal, ameaças e interrupções podem acontecer em empresas de qualquer área e tamanho. 

A partir desse cenário, as soluções de backup e recuperação desempenham um papel fundamental, oferecendo uma rede de segurança robusta contra perdas de dados e interrupções operacionais. 

Acompanhe o artigo e entenda como a avaliação de riscos e o planejamento de continuidade de negócios podem ser aprimorados por meio dessas soluções.

Identifique ameaças e vulnerabilidades

A evolução constante das ameaças cibernéticas não deixa a área de TI em paz, nunca. Somado a ela, desastres naturais e eventos imprevisíveis fazem com que a avaliação completa de riscos seja um ato contínuo. 

Esse é o primeiro passo a ser realizado antes de implementar qualquer estratégia de continuidade de negócios, é preciso identificar e analisar de forma concreta as ameaças potenciais e as vulnerabilidades existentes na infraestrutura e nos processos organizacionais. 

Outro fator essencial nessa etapa é a colaboração entre as equipes de segurança da informação e de gestão de riscos. Ao compreender as possíveis ameaças, uma organização pode desenvolver estratégias proativas para mitigar riscos e se preparar para responder eficientemente a eventos adversos.

Reduza o impacto das interrupções

A partir da avaliação de riscos, o próximo passo é desenvolver um plano de continuidade de negócios sólido. É nesse momento que entram em cena os planos citados acima. Enquanto o BCP vai mostrar como lidar com processos, ativos, pessoas e parceiros, o DRP vai focar em consertar e/ou recuperar os sistemas de TI em caso de falhas ou desastres. 

Dessa forma, os dois planos devem estar juntos e combinados para deixar o negócio seguro e forte, trazendo eficiência operacional e responsabilidade social. 

É preciso ter em mente que os planos não apenas abordam a recuperação de dados, mas também englobam a manutenção das operações essenciais durante e após uma interrupção. 

A criação de equipes de resposta a crises, a definição de funções e responsabilidades, e a comunicação efetiva são elementos essenciais nesse processo.

O plano de continuidade de negócios tem a função de:

  • garantir a continuidade das atividades essenciais da empresa em caso de adversidade;
  • prevenir a paralisação das atividades da empresa e os danos financeiros ou reputacionais;
  • preservar a qualidade e a continuidade dos serviços ou produtos, além da confiança dos clientes e parceiros;
  • proteger a segurança, a saúde e o bem-estar das pessoas que trabalham ou se relacionam com a empresa;
  • auxilia no cumprimento das leis, normas e contratos sobre a continuidade dos negócios da empresa. 

Já o plano de recuperação de desastres, visa: 

  • diminuir os danos causados pela perda ou corrupção dos dados e das informações da empresa;
  • ajudar a retomar as atividades essenciais após um problema;
  • proteger dados e informações do negócio, seguindo as normas e as boas práticas de gestão;
  • fortalecer a segurança e a resiliência dos sistemas e da infraestrutura de TI da empresa.

De modo geral, tais soluções garantem que dados críticos sejam regularmente copiados e armazenados de forma segura. A implementação de estratégias de backup automatizadas, como backups incrementais e diferenciais, permite a recuperação eficiente de dados, minimizando o tempo de inatividade e reduzindo o impacto financeiro e reputacional de uma interrupção.

Tecnologia avançada para solucionar desafios

As soluções de backup e recuperação evoluíram significativamente ao longo dos anos, oferecendo agora recursos avançados para enfrentar desafios específicos. A criptografia de dados, por exemplo, garante a segurança durante a transmissão e o armazenamento de backups, protegendo contra ameaças cibernéticas. 

Além disso, a tecnologia de replicação em tempo real permite a recuperação quase instantânea, minimizando o tempo de inatividade. A integração dessas soluções com a nuvem também é uma prática cada vez mais comum. 

A computação em nuvem oferece escalabilidade, flexibilidade e redundância, proporcionando uma camada adicional de segurança e disponibilidade. A implementação de estratégias de backup em múltiplas localidades geográficas garante a resiliência mesmo em cenários de desastres regionais.

Garanta a continuidade do seu negócio

Em um ambiente de negócios dinâmico e cada vez mais digital, a avaliação de riscos e o planejamento de continuidade de negócios são imperativos. Integrar soluções de backup e recuperação, bem como os planos BCP e DRP nesses processos protege os ativos críticos da organização e fortalece a resiliência diante de desafios imprevistos.

Investir em tecnologias avançadas, adotar melhores práticas de segurança da informação e realizar simulações regulares de resposta a crises são passos cruciais para garantir que uma organização enfrente qualquer desafio e continue suas operações com eficiência. 

A combinação de avaliação de riscos sólida, planejamento de continuidade de negócios e soluções de backup e recuperação eficazes é a chave para construir uma base sólida para a continuidade do seu negócio. Conte com a equipe da Stock para te acompanhar nas questões técnicas. Entre em contato.