A importância da comunicação em vendas de serviços de TI: como gerar mais receita recorrente?

Conheça ações simples e efetivas para criar e manter o relacionamento claro com clientes e ter mais estabilidade em seus negócios 

Ter uma comunicação clara e assertiva com clientes, assim como para buscar novos negócios, é mais um dos desafios para profissionais e empresas de tecnologia da informação (TI). Afinal, a comunicação está no cerne do relacionamento contratante/contratado, e qualquer ruído pode gerar desgaste para todos os envolvidos.

Na venda e gestão de serviços de TI a importância da comunicação é ainda mais evidente. A tecnologia está presente de forma massiva em praticamente todas as empresas, com papel fundamental no sucesso dos negócios. Por isso, as corporações buscam relacionamento com profissionais especializados, mas que também entreguem confiança e clareza na sua atuação.

Nesse artigo, vamos apresentar ações para fazer da comunicação algo essencial na venda e gestão de ativos de TI. Acredite: saber se comunicar é uma das premissas para prospectar novos clientes e na manutenção de negócios já estabelecidos.

>> Serviços de TI como centro dos negócios

Diferentemente da gestão meramente operacional, mais focada na entrega de serviços e suportes, a gestão de ativos é formada por práticas e processos. Propõe uma visão muito mais estratégica da TI às empresas, desde a compra de equipamentos e licenças de softwares até a necessidade de atualização.

Cada vez mais, empresas do Brasil aderem à contratação de parceiros para o gerenciamento da tecnologia. Assim, têm ao seu lado profissionais especializados, de quem esperam soluções rápidas e precisas, desde a aquisição de dispositivos ao licenciamento de sistemas e soluções.

Essa tendência é relativamente recente. Em 2019, segundo a Netscout Systems, o Brasil tinha o 2º downtime de maior custo do mundo, muito porque a visão de TI de muitas empresas se dá mais na resolução de problemas e não na gestão integrada da tecnologia.

A venda e gestão de ativos ganha importância a cada ano. Se espera, acima de tudo, uma presença mais estratégica dos integradores de soluções, e é nesse ponto que a comunicação tem papel vital.

>> Comunicação não como despesa, mas sim investimento

Pensar em comunicação é pensar em relacionamento. Para que este seja duradouro, é preciso que ambas as partes mantenham bom trânsito e saibam de forma clara seus papéis na busca pelo sucesso do negócio.

Sendo a TI tão essencial às empresas, sua presença e atuação precisam ser transparentes. A questão é como se mostrar presente e propositivo para clientes tão distintos, com necessidades e culturas muito diferentes.

Alguns passos são importantes para que a comunicação flua abertamente, não importa quem sejam os emissores e os receptores da mensagem que deve ser transmitida. Conheça alguns desses passos:

Estabeleça uma linguagem comum

Termos excessivamente técnicos não encontram respaldo em quem não é da área de TI. Por isso, pense em explicações mais didáticas, como se fosse um tradutor que irá apresentar determinado cenário para quem entende pouco ou nada de tecnologia.

Crie sua autoridade

Apresente-se sempre como o solucionador de problemas. Para adquirir confiança, é preciso provar para o cliente, seja em potencial ou alguém que já é atendido, que você oferecerá a ele a segurança e as soluções para os quais merece ser contratado.

Mantenha seus clientes de contato

A comunicação passou por uma verdadeira revolução com a tecnologia. Por isso, aproveite os benefícios de chats, aplicativos de mensagens, acesso remoto e inteligência artificial como ferramentas para intensificar sua presença e ampliar as formas de contato.

Empodere o cliente

Mais uma vez, o integrador de soluções pode ter papel didático. Mostre aos clientes ou profissionais das empresas quando problemas ou imprevistos podem ser resolvidos por eles próprios, de forma mais rápida. Isso se dá no diálogo constante e aberto, e ajuda na relação de confiança entre as partes.

>> Comunicação efetiva = receita recorrente

Um jargão no mundo dos negócios aponta que é tão ou mais importante manter os clientes já estabelecidos quanto conquistar novos. Essa manutenção é resultado de relacionamentos bem solidificados, com a comunicação como fator primordial.

A retenção de clientes ajuda na estabilidade da receita e, por consequência, no crescimento do negócio. Com receita recorrente, é muito mais fácil e seguro pensar em futuras ações, prever investimentos e estar preparado para possíveis dificuldades do mercado.

Receita recorrente é resultado de planejamento. Por isso, inclua a comunicação como ferramenta essencial no seu negócio, tendo ao seu lado parceiros especializados e que tenham no sucesso do relacionamento um de seus focos de atuação.

A Stock está há mais de 10 anos no mercado de TI, trabalhando de forma consultiva e no fornecimento de soluções em todo o ciclo de venda. 

Fale com nossa equipe e saiba como iremos auxiliá-lo a conquistar melhores negócios com confiança e resultados efetivos.